#DIA31 | O primeiro testemunho



Foi exactamente no dia em que fazia um mês da minha chegada a Poitiers que expressei as minhas primeiras palavras em modo testemunho para uma modesta plateia de dez jovens. 

Uma sessão de esclarecimento sobre as opções de mobilidade internacional em que o Serviço Voluntário Europeu foi apresentado e no qual dei o meu próprio testemunho. Até porque, em muitos casos, é a partir da partilha de experiência que mais longe conseguimos chegar. Porque, na verdade, é sempre melhor ouvir alguém falar sobre algo que podemos, no futuro, considerar vir a realizar do que propriamente ouvir apenas toda a parte teórica da coisa. 

Mas, no geral correu bastante bem. O nervosismo era muito pouco, tendo em consideração a quantidade de pessoas na plateia e tratei inclusive, de criar uma breve apresentação sobre mim e sobre o meu projecto de SVE, para me auxiliar enquanto falava. Foi bastante fácil, uma vez que dou por mim, quase que diariamente, a explicar o meu papel por terras francesas. Contudo, a melhor parte deste tipo de testemunhos é o momento em que surgem as primeiras questões, mesmo que um pouco a medo… Consegues ter tempo para fazer mais coisas além do SVE?; Como é viver longe de casa durante tanto tempo?; As ajudas monetárias que recebes sao suficientes para viver?; Como foi todo o processo até ao momento em que embarcaste? … Questões que ganham um valor acrescido na resposta quando a mesma provém de alguém que está a viver na pele toda esta experiência. E, no meio de tudo isso, já vos disse o quão feliz sou a fazer este tipo de intervenções? Depois desta, já outras se seguiram e ainda muitas mais virão !

5 comentários

  1. Considero uma experiência incrível e algo para eu fazer no futuro! Quais foram as principais dificuldades e alegrias que viveste? Devias fazer um post onde explicas melhor todas as vivências ☺

    ResponderEliminar
  2. Que experiência incrível! Eu sentia-me super nervosa por discursar em público...


    MyOwnStyle

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Viver num pais diferente é uma experiência e tanto. Imagino o nervosismo pois para além de falar para uma plateia foi em uma língua diferente da materna. Devias fazer um post sobre como é morar fora de Portugal :)

    ResponderEliminar
  5. Deve ser uma experiência incrível!

    ResponderEliminar